Ir para conteúdo

Artigos

Carreira com propósito: impactando vidas por meio da tecnologia

01/11/2024

*Por Matheus Batisteti

A busca por propósito na vida profissional é uma jornada profundamente pessoal e desafiadora, principalmente em um mundo corporativo tão dinâmico como o atual. No entanto, conciliar propósitos particulares com a carreira é algo que tem se tornado cada vez mais relevante na vida das pessoas.

Um estudo feito pela Gallup sobre engajamento no trabalho mostrou que colaboradores que encontram propósito no que fazem são 3,5 vezes mais propensos a estarem engajados. Ou seja, isso indica que não basta apenas trabalhar em uma empresa, é essencial existir um alinhamento entre os objetivos pessoais e a missão da organização para possibilitar um relacionamento duradouro entre as partes.

Essa, aliás, é uma realidade que atualmente alcança as mais diversas áreas e na tecnologia não é diferente. Em particular, o mercado de TI tem se mostrado um poderoso instrumento para viabilizar essa conexão entre propósito e carreira, ao proporcionar o desenvolvimento de soluções que afetam diretamente o cotidiano das pessoas.

A conexão de propósitos não apenas melhora o bem-estar dos profissionais, mas também aumenta a produtividade e a retenção de talentos. A chave para essa sintonia está nos pilares de missão, visão e valores das empresas. É essencial que essas diretrizes não fiquem apenas em paredes ou quadros decorativos nas recepções das organizações, mas que realmente reflitam o que é entregue aos clientes e à sociedade.

Em minha trajetória no Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), onde ingressei em 2006 como estagiário de suporte técnico, tenho conseguido alcançar esse propósito de impactar vidas por meio da tecnologia. No começo dessa relação, ainda buscando aprender sobre infraestrutura e tecnologia, não tinha isso tão perceptível. Mas, aos poucos, fui notando que não se tratava apenas de ajudar a manter equipamentos em pleno funcionamento, mas de melhorar a vida das pessoas.

Isso ficou claro quando passei a atuar como gestor das equipes que prestavam suporte aos sistemas dos Armazéns da Família, ambientes que garantem produtos alimentícios de qualidade a preços reduzidos para cidadãos curitibanos. Ali entendi que garantir a operação plena desses locais representava o acesso de pessoas a alimentos essenciais para sua sobrevivência e de sua rede familiar.

Anos mais tarde, quando migrei do suporte técnico para a área de desenvolvimento de sistemas, isso passou a ter um gosto ainda mais especial, pois atuando em soluções para a gestão pública vi que não se tratava apenas de um conjunto de códigos, mas de como aquela plataforma ou sistema iria melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Um exemplo é o sistema de controle de vagas em creches, onde conseguimos automatizar e tornar o processo mais transparente e eficiente, eliminando a necessidade de filas e garantindo que as vagas fossem distribuídas de forma mais justa. Ali percebi que a tecnologia não se limitou apenas à inovação de ponta. Ela tornou-se instrumento para ações que promovem inclusão social e melhorias na condição de vida de muitos, tanto dos estudantes, como de seus responsáveis.

Esses são alguns exemplos de como trabalhar com propósito vai além das frases bonitas na parede. Trata-se de impactar diretamente o dia a dia de quem usufrui das soluções criadas e isso faz toda a diferença para a organização também.

Colaboradores que enxergam o impacto de seu trabalho tendem a buscar soluções criativas e eficazes, justamente por entenderem que suas entregas não são apenas resultados de metas, mas também uma contribuição para algo maior. É essa visão que sempre compartilho com minha equipe de mais de 60 pessoas.

A satisfação profissional está diretamente ligada à capacidade de um indivíduo encontrar sentido no que faz e uma carreira com propósito é sobre fazer a diferença. É sobre saber que, no fim do dia, aquilo que você entregou, por menor que pareça, ajudou alguém.

Para profissionais de tecnologia, o impacto na vida das pessoas pode vir de diferentes formas, mas o mais o importante é entender que o propósito pode transformar não apenas a vida de quem trabalha, mas também a vida de quem se beneficia do seu trabalho. E esse é o verdadeiro poder da tecnologia.

 

*Matheus Batisteti é coordenador da Fábrica de Software Interna do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). Possui graduação em Sistemas de Informação e pós-graduação em Redes de Segurança e Sistemas e em Gestão de Projetos.

Publicado originalmente na coluna do ICI no portal GazzConecta