Ir para conteúdo

Artigos

O primeiro troféu GPTW® chegou

14/11/2024

Por Eveline Martins*

O ranking GPTW® com as Melhores Empresas para Trabalhar no Estado do Paraná foi divulgado, reconhecendo as organizações que se destacam na promoção de um ambiente de trabalho que valorize, respeite e cuide das pessoas. A 15ª edição do prêmio contou com a participação de 341 instituições, das quais 20 pequenas, 90 médias e 20 grandes empresas foram premiadas. Das 130, 44 conquistaram o troféu pela primeira vez.

Entre os novatos da lista está o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), organização social da capital paranaense que presta serviços e desenvolve soluções de tecnologia da informação para a gestão pública. Após seis anos certificado pelo Great Place to Work®, o ICI marca presença na 65ª posição do ranking das médias empresas, que têm de 100 a 999 colaboradores.

A estreia no ranking foi celebrada com entusiasmo pela Diretoria, a equipe de Gestão de Pessoas, Comunicação, Marketing, enfim, por toda a casa. Independentemente da colocação, o prêmio reforça o acerto da alta gestão em recalcular a rota no segundo semestre de 2021.

Havíamos superado os desafios impostos pela pandemia de Covid-19, com a manutenção dos empregos, salários e as entregas dos contratos com clientes. Sobrevivemos! Mas, a transformação exponencial do mercado de trabalho trouxe novos e maiores desafios, envolvendo principalmente a fidelização dos colaboradores. Estávamos perdendo talentos para outras empresas, incluindo internacionais.

Foi necessário olhar para dentro e entender o cenário. Afinal, tínhamos ciência de que o ICI era (e sempre foi) um bom lugar para se trabalhar, mas a dificuldade de retenção exigiu autocrítica. Foi quando identificamos pontos fortes e fracos, a necessidade de rever processos, adotar novas práticas. Investimos na área de gestão de pessoas, contratamos consultoria, implantamos o programa Gente&Gestão.

A comunicação interna precisou ser intensificada, apoiando a equipe de Gestão de Pessoas e guiando os colaboradores nas mudanças. Foram inúmeros textos, vídeos, campanhas, além de lives mensais com a presidência por 25 meses seguidos. Tudo feito com o objetivo de esclarecer e alinhar informações, reforçar a cultura, influenciar o engajamento.

Por sua composição jurídica, o ICI não visa lucro, o que inviabiliza práticas como participação nos resultados. Os salários são justos, mas não tão competitivos como em outras empresas de TI. Porém, temos diferenciais que fazem a diferença e são reconhecidos pela equipe. O Instituto é um verdadeiro formador, que oferece muitas oportunidades de aprendizado, desenvolvimento e também de mobilidade interna, por meio de processos seletivos. E há um cuidado genuíno com as pessoas, seu bem-estar e qualidade de vida.

Celebramos o prêmio certos de que o merecemos. Sabemos o quanto é difícil estar entre as melhores, e imaginamos que seja igualmente difícil permanecer. Por isso, já sentimos o peso da responsabilidade de seguir evoluindo, mantendo o foco em quem mais importa: o Time ICI.

 

*Eveline Martins é coordenadora de Comunicação no Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).