Como Curitiba se mantém na vanguarda no uso da tecnologia para entrega de serviços municipais
Desde 1998, Curitiba conta com a atuação do ICI, centro tecnológico responsável pelo desenvolvimento de soluções que aperfeiçoam os processos de trabalho, contribuindo com a entrega de serviços de qualidade à população.
Nas últimas duas décadas, a cidade tem trilhado o caminho para ser cada vez mais inteligente, passando pelo governo eletrônico, acesso à internet, publicação de informações, integração de serviços. O foco é sempre a melhoria contínua do relacionamento do cidadão com a administração municipal.
A fim de aprimorar a comunicação e ampliar o acesso aos serviços públicos, é necessário agregar características de praticidade, facilidade e mobilidade na entrega desses serviços. Daí a ideia de desenvolver aplicativos móveis. Mais acesso, mais agilidade, mais comodidade à população de Curitiba.
"Colocamos Curitiba na palma das mãos dos cidadãos. A prefeitura na palma da mão é a cidade moderna que dá respostas rápidas aos pedidos dos cidadãos."
Rafael Greca, prefeito de Curitiba (2019)
Conheça alguns dos aplicativos desenvolvidos para a Prefeitura de Curitiba.
Curitiba App
+ 24 mil
downloads
+ 600
serviços
Centraliza todos os aplicativos da Prefeitura Municipal de Curitiba em um marketplace, que contém ainda o catálogo com mais de 600 serviços que estão disponíveis para o cidadão, a agenda de eventos da prefeitura, as últimas notícias publicadas no portal da prefeitura e também avisos de utilidade pública.
O objetivo foi desenvolver uma plataforma digital que ofereça ao cidadão a oportunidade de interagir com aplicações que estejam aderentes aos seus interesses, bem como consultar informações e serviços de forma ágil, sem comprometer o uso de seus dispositivos particulares.
Curitiba 156
+ 55 mil
downloads
+ 50 mil
solicitações
de serviços
+ 2,7 mi
pedidos de
informações
Mais um canal disponível para entrar em contato com a Central 156, sistema de atendimento ao cidadão existente desde 1984 em Curitiba. Além do telefone, portal, chat e chat automatizado, agora há também o aplicativo móvel. O cidadão pode solicitar serviços, consultar informações, fazer doações, verificar locais de atendimento da administração pública e acompanhar o transporte público da cidade em tempo real.
Disponível nas plataformas Android e iOS, o app usa georreferenciamento, o que facilita o registro de solicitações, como troca de lâmpada de postes, por exemplo. A aplicação da tecnologia de reconhecimento de imagens é outro recurso que facilita a vida do cidadão na abertura dos registros. Hoje, já é possível identificar elementos como árvores, buracos em ruas ou calçadas, carros, lixo.
Nota Curitibana
+ 47 mil
downloads
O aplicativo traz algumas das funcionalidades disponíveis no portal do programa da Prefeitura de Curitiba. O objetivo é aproximar ainda mais os cidadãos, estimulando a formalização da prestação de serviços no município, e a respectiva arrecadação, por meio da emissão de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas.
A plataforma mobile explora as facilidades de acesso aos dados dos sorteios e aos valores em créditos gerados pela emissão de NFS-e.
Dados de janeiro/2020