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ICI no Piauí

Prefeitura de Teresina/PI

Teresina integra serviços públicos com soluções do ICI

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro em 2018, aponta Teresina como uma das capitais mais desenvolvidas do país. Com pouco mais de 860 mil habitantes, o município já investia em tecnologia da informação e comunicação desde 2007, o que otimizou a gestão dos recursos financeiros e contribuiu para a melhoria das áreas administrativa e financeira, educacional, compras, gerenciamento de frotas e recursos humanos.

Compras Eletrônicas


Teresina não possuía um sistema corporativo para as compras efetuadas para a administração municipal, sejam elas via licitação ou dispensa. Também não havia integração com o sistema de execução orçamentária, o que fazia com que os processos acontecessem mesmo sem verba suficiente.

Com a solução de Compras Eletrônicas do ICI, que contempla pregão e modalidade de licitação digital, a Secretaria de Administração economizou recursos financeiros. Os atrasos constantes nas entregas de material foram substituídos por rapidez e transparência nos processos licitatórios de aquisição de bens e de contratação de serviços.

Os problemas de vulnerabilidade dos bens físicos foram sanados e houve redução de custos na execução de processos de licitação. Além disso, os trâmites online permitiram a participação de empresas em âmbito nacional.

Educação


As unidades escolares de Teresina não eram integradas à Secretaria Municipal de Educação da capital, o que gerava desorganização e falta de controle das informações. Por conta desse sistema falho, havia demora no processo de auditoria da educação do município.

Após a implantação da solução de Educação do ICI, a cidade ganhou qualidade na informação, economizou recursos e diminuiu o tempo na execução dos processos. A integração das unidades escolares otimizou a gestão da Secretaria de Educação, favorecendo a comunicação entre as áreas da rede de ensino e potencializando a qualidade do atendimento aos alunos, educadores e gestores.

A secretaria passou a administrar dados como cadastro do aluno, matrícula, rematrícula, alocação de docentes, registro de movimentação e frequência, relatórios gerenciais e transporte escolar, além de gerar os arquivos para o envio ao Inep – Censo Escolar.

Com a solução, a possibilidade de automatizar as atividades e trabalhar com todas na mesma plataforma facilitou o acesso por parte dos alunos e do corpo docente.

Recursos Humanos


O departamento de Recursos Humanos de Teresina não era integrado aos sistemas financeiro, educacional, entre outros, o que gerava falta de controle e descentralização. Todos os arquivos da área eram trocados manualmente e não havia um histórico de alterações da vida profissional do servidor.

Com a solução de Recursos Humanos do ICI, o RH automatizou a folha de pagamento dos funcionários e integrou as demais áreas da gestão municipal.

No sistema anterior, 58% da folha de pagamento eram calculadas e 41% informadas. Após as melhorias, a automatização chegou a aproximadamente 90%.

As inconsistências e duplicidade de dados foram eliminadas, a integração foi concluída e as informações repassadas aos responsáveis com mais clareza e qualidade.

Administrativa e Financeira


Agilidade e controle: essas foram as principais conquistas da Secretaria de Finanças da capital piauiense a partir da solução Administrativa e Financeira do ICI.

O planejamento orçamentário do município era limitado aos aspectos legais da Lei nº 12.465 de 12/08/2011, Lei 101/2000, Lei 4.320 e da Constituição Federal de 1988, o que impedia a visão estratégica e gerencial da cidade.

Após a implantação da solução, as despesas públicas passaram a ser geridas e controladas de forma efetiva: os relatórios emitidos em tempo real, com painel gráfico e indicadores de resultados, e os programas orçamentários (Plano Estratégico, PPA, LDO e LOA) foram integrados.

Ao todo, 206 funcionalidades foram inseridas na solução, que atendia mais de 30 órgãos do município e contava com 858 usuários.

Gestão de Veículos


A Secretaria de Administração melhorou a gestão dos veículos próprios e terceirizados com a aquisição do sistema de Gestão de Veículos do ICI. Os registros de movimentação, que antes eram feitos manualmente, foram automatizados e controlados de forma online.

Além disso, a secretaria pode acompanhar a situação das habilitações dos motoristas, evitando que esses utilizassem os veículos com a carteira de habilitação vencida ou suspensa.

Outro benefício foi o controle de quilômetros rodados pela frota da prefeitura, que atendia 30 órgãos e contava com 60 usuários ativos.