Uma das metas da prefeitura de Curitiba que deve atingir diretamente a população é a de redução em 25% do tempo de atendimento das dez principais demandas solicitada pelos moradores por meio do serviço telefônico 156. A diminuição do tempo de atendimento deve ser feita até 2012, de acordo com o contrato de gestão que será assinado hoje. Entre elas, estão os serviços de pavimentação de ruas, troca de iluminação pública e recolhimento de lixo vegetal.
"Se a demora para trocar uma lâmpada é de dez dias, nos comprometemos a reduzir para até sete dias e meio nos próximos quatro anos", explica o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Carlos Homero Giacomini.
Giacomini afirma que não estão estabelecidas quais serão todas as demandas e os tempos de atendimento que serão aplicados como referência. Esse é apenas um dos 12 objetivos gerais propostos no contrato. Segundo ele, a formalização do documento é uma maneira de colocar em prática o plano de governo apresentado durante a campanha à reeleição de Beto Richa.
Além das metas globais, cada uma das secretarias ou órgãos terão objetivos individuais, que serão apresentados até 19 de fevereiro. Todos os contratos serão revisados anualmente. "Não há a intenção de pegar os secretários no contrapé, mas de fazer o governo andar", diz Giacomini.
Ele conta que o modelo curitibano segue outros exemplos, além do utilizado em Minas Gerais. "Os governadores do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), já adotaram a prática." (AG)
Autor:
Gazeta do Povo
Fonte:
Gazeta do Povo