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Assembleia Legislativa presta homenagem aos 40 anos da Central 156

Reconhecimento aconteceu durante o Grande Expediente, com presença de diretores e colaboradores do ICI (Foto: Orlando Kissner/Alep)

O aniversário de 40 anos da Central 156, completados no último dia 07 de fevereiro, foi tema da sessão plenária de segunda-feira (19) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Por proposição da deputada Márcia Huçulak (PSD), a homenagem aconteceu durante o Grande Expediente, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

“Um dos papéis dessa Casa é reconhecer o bom serviço público. E o trabalho do 156 Curitiba é um trabalho de 40 anos. Um serviço importante para a população, além de manter a administração pública conectada com as necessidades, demandas, reivindicações da sociedade. É um serviço que evoluiu ao longo do tempo, tanto que no ano passado realizou 13 milhões de atendimentos”, destacou a parlamentar.

Como forma de reconhecimento aos serviços prestados, durante a sessão foram entregues placas comemorativas para os representantes da Secretaria do Governo Municipal (SGM), pasta que coordena a Central 156, e direcionados agradecimentos à equipe do Instituto de Cidades Inteligentes (ICI), que opera o serviço.

Em entrevista para a TV Assembleia, o gerente de Operações do ICI, Ozires de Oliveira, destacou a evolução tecnológica da Central 156: “Em 2002 eram apenas seis secretarias integradas. Ainda tínhamos um processo um pouco analógico e algumas coisas eram encaminhadas por malote para a prefeitura. Com a modernização dos processos, começamos a operar a transformação digital para que pudéssemos chegar aos quase 13 milhões de atendimentos em 2023. Integramos todos os órgãos da Prefeitura e a partir disso começamos a trabalhar também nos canais digitais.”

Criada em 1984 para reduzir as filas no balcão de atendimento da prefeitura, ao longo dos anos a central passou por vários avanços. Atualmente, a Central 156 funciona de forma ininterrupta em quatro canais de atendimento (app, chat, telefone e internet). Diariamente, são cerca de 4 mil ligações recebidas, que geraram 38,9 milhões de solicitações nos últimos sete anos.

Presenças

Pelo ICI, também estiveram presentes na sessão o diretor Jurídico e Compliance, Alexandre Lázaro Scolari, o diretor de Infraestrutura e Operações, Fernando Matesco, a coordenadora de Atendimento ao Cidadão, Marilise Gois, e a analista administrativa Regina Ferreira.

Pela Prefeitura de Curitiba, participaram o superintendente executivo da SGM, Airton Sozzi Júnior, o diretor do Departamento de Programas e Projetos, Leandro Fischer de Souza; os coordenadores da Gestão 156, Willian Jonderlan de Oliveira Belém e Cilmara Rosa Batista; as integrantes da equipe de Gestão de Projetos, Silmara Pereira Fischer da Silva e Patrícia Lee Góes Cardoso; e a arquiteta Tatiana Marcassa.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba