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Central 156 Curitiba recebe nova plataforma, desenvolvida pelo ICI, para respostas dos protocolos

Série de inovações vai dar mais agilidade e facilitar o trabalho dos servidores que respondem as solicitações

A Central 156, principal canal de comunicação da população com a Prefeitura de Curitiba e que é operacionalizada pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) desde 1999, recebeu uma série de inovações no módulo de respostas dos protocolos.

O lançamento oficial da modernização do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) foi realizado na última sexta-feira (13) na sede do ICI. O objetivo é melhorar o atendimento ao público, dando mais agilidade ao processo e facilitando o trabalho dos servidores que respondem as solicitações.

“Essa é uma entrega bastante especial e significativa em termos de inovação tecnológica, pois envolve a evolução desse sistema que orienta a tomada de decisão de forma expressiva. Quero agradecer as equipes técnicas do ICI e da prefeitura, que efetivamente realizaram esse trabalho juntos”, diz o diretor-presidente do ICI, Alexandre Gedanken.

O novo sistema será mais intuitivo e rápido. Entre as principais novidades estão a inclusão de indicadores, filtros aperfeiçoados, cancelamento automático de solicitações, a possibilidade de inclusão de fotos na resposta e funcionalidades em lotes.

As modificações são resultado de um longo trabalho iniciado em 2022 e consolidado neste ano pelas secretarias do Governo Municipal (SGM), de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e pelas equipes de Atendimento ao Cidadão e de Sistemas do ICI.

“É um orgulho e uma alegria ver essa evolução do sistema e o engajamento de todas as pessoas que se envolveram. Essa interface, com certeza, vai trazer melhores resultados e mais eficiência para a gestão pública, refletindo nos serviços da prefeitura e no atendimento da demanda que o cidadão necessita”, destaca a coordenadora de Atendimento ao Cidadão do ICI, Marilise Gois.

O analista de sistemas do ICI, Edson José da Silva, conta que para modernização da plataforma, a estratégia adotada foi de evolução gradativa por conta das complexidades que envolvem o sistema.

“O grande desafio foi manter as outras aplicações e integrações internas e externas operando normalmente, pois as alterações não foram somente tecnológicas, mas também em fluxos e regras de negócio”, comenta Edson. “Como são muitos usuários que dependem do sistema, tínhamos que causar o mínimo de impacto possível para o cidadão e para as secretarias. Felizmente, obtivemos 100% de sucesso na ação”, completa.

Capacitação dos servidores

Para capacitar os servidores da Prefeitura, denominados de Responsáveis pelos Serviços no Órgão (RSOs), a utilizar o novo sistema respondendo aos protocolos de solicitações dos cidadãos, uma força-tarefa também foi realizada pela equipe de Atendimento ao Cidadão entre 05 e 11 de dezembro. No período, cerca de 400 servidores de oito secretarias da Prefeitura de Curitiba foram treinados por colaboradores do ICI via Zoom Webinar.

As secretarias e órgãos desses primeiros treinamentos foram a Fundação de Ação Social (FAS), Urbs, secretarias do Governo Municipal (SGM), Urbanismo (SMU), Planejamento, Finanças e Orçamento (SMF), Educação (SME), Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), e Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

“Eu só tenho a agradecer ao ICI por esse trabalho e elogiar as equipes. Como responsável, nós damos o norte e dizemos o que precisa, mas eles que colocam em prática. Vocês sempre foram nota dez conosco, só elogios mesmo”, diz o diretor de Programas e Projetos da SGM, Leandro Fischer.

Além dos RSOs, o time do 156 no ICI, que conta com mais de 90 pessoas, e os servidores da prefeitura que são cadastradores de protocolos também passaram por treinamentos para conhecer a nova interface da ferramenta e usar a nova tela de cadastros integrada ao e-Cidadão nesta mesma evolução do sistema.

Presenças

Pelo ICI, também estiveram presentes na reunião o diretor de Infraestrutura e Operações, Fernando Matesco; o gerente de Sistemas, Vinicius Fagundes; os coordenadores Felipe Rezende e Rodrigo Kruger; os gestores da Central 156, Tatiane dos Santos e Eduardo Del Secchi; e os colaboradores Carlos Vidal, Daniele do Amaral e Marcelo Alves.

Já pela prefeitura, acompanharam o evento Cilmara Rosa Batista, Silmara Fischer e Willian Jonderlan Belem, da SGM; e Andrea Duarte e Carla Cavichiolo Flores, da Smap.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba