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e-Cidadão ultrapassa 2,1 milhões de cadastrados

e-Cidadão se consolida com mais de 2,1 milhões de cadastrados. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) com o objetivo de criar uma base única de dados cadastrais para integrar sistemas e portais vinculados à Prefeitura de Curitiba, o sistema e-Cidadão alcançou mais um recorde: até novembro deste ano, foram mais de 2,1 milhões de CPFs cadastrados, superando a população da capital paranaense, estimada em 1,7 milhão (IBGE 2022).

O total de cadastros inclui visitantes de outras cidades e países que estiveram em Curitiba. Só em 2024, o número de moradores da cidade que utilizaram o e-Cidadão pelo menos uma vez passou de 1 milhão.

Segundo o coordenador do projeto no ICI, Eduardo Ordine, o sistema trouxe grande avanço para a capital paranaense: “Hoje é uma ferramenta essencial na centralização de cadastros dos munícipes, possibilitando maior eficiência na gestão pública, transparência e qualidade dos serviços prestados.”

O coordenador acrescenta que a plataforma facilita a tomada de decisões estratégicas e cruzamentos de informações pela prefeitura, estando em constante evolução desde sua criação.

A ferramenta, que foi desenvolvida e implantada em 2019, também agiliza o acesso dos cidadãos a serviços essenciais, como emissão de documentos e agendamentos de alguns atendimentos de saúde, sem a necessidade de deslocamento até unidades físicas.

Popularização

Além do número representativo de cadastros, a base é cada vez mais utilizada. Em novembro, foram mais de 4 milhões de acessos.

A popularização do e-Cidadão, que também possui integração com o sistema da Receita Federal do Brasil, é reflexo da constante atualização e expansão dos serviços integrados. Atualmente, são mais de 100 aplicações, sendo 70 para uso da população nas mais diversas áreas e 37 para uso interno dos servidores e que melhoram o atendimento aos curitibanos.

Também utilizam a mesma base os quatro aplicativos disponíveis no município: Curitiba App, Curitiba 156, Saúde Já e Veredas Formativas (de uso exclusivo de servidores da Educação).

Os mais utilizados

Nos primeiros 11 meses de 2024, o e-Cidadão foi acessado mais de 43 milhões de vezes nas aplicações integradas, segundo dados da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), área gestora da base de dados.

O campeão de acessos foi o Saúde Já, com mais de 16,7 milhões. O aplicativo é a porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS) na capital e facilita o agendamento do pré-atendimento na unidade de saúde, a verificação da carteira de vacinação, acompanhamento de gestantes e até mesmo orientações em casos de urgências.

Na sequência vem a Central 156, com mais de 8,5 milhões de acessos; Curitiba APP, com 4,1 milhões; e Curitiba em Movimento, que supera 1,5 milhão de acessos.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba