Ir para conteúdo

Notícias

Evento online promove compartilhamento de projetos entre o Time ICI

Em três edições, a iniciativa tem média de 217 espectadores

Ficar por dentro de todo universo tecnológico de uma organização é sempre um grande desafio para diretores, gestores e colaboradores. Por este motivo, desde junho o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) tem promovido o ICI Share, evento online que visa o compartilhamento de informações sobre projetos, ferramentas e tecnologias desenvolvidas no próprio Instituto.

Com 30 minutos de duração, a ação é dividida em três blocos. No primeiro, o palestrante apresenta a finalidade da solução, explicando os aspectos de negócio de forma compreensível para o público geral, incluindo quem não atua na área técnica. Na segunda parte, são apresentados os parâmetros técnicos de como a tecnologia foi concebida, desenvolvida e implantada. Já no terceiro e último bloco, o momento é destinado para esclarecer dúvidas do público, com perguntas e respostas ao vivo.

Segundo o diretor-presidente do ICI e idealizador da ação, Alexandre Gedanken, a iniciativa busca fortalecer a disseminação do conhecimento no Instituto. “Cada área está desenvolvendo soluções incríveis e precisamos compartilhar isso com toda a casa. Assim, as equipes ficam por dentro do que está rolando e podem aproveitar essas novidades”, comenta.

Em três edições, o ICI Share tem média de 217 espectadores e conta com mediação e organização da equipe de Comunicação. Entre os assuntos já abordados estão Inteligência Artificial, infraestrutura e transformação digital de processos internos.

Como foram as primeiras edições

O primeiro evento foi conduzido pelo engenheiro de Dados Paulo Rebouças. Ele falou sobre uma ferramenta desenvolvida pela Coordenação de Inovação do ICI, que utiliza tecnologia de Inteligência Artificial generativa distribuída pelo Google dentro da plataforma NLU.

A segunda edição ficou sob responsabilidade dos colaboradores Luy Santana e Rafael Karam, da Coordenação de Data Center e Banco de Dados. Eles falaram sobre a ferramenta Rancher, que gerencia a infraestrutura Docker do Instituto.

Já o terceiro encontro, apresentado pela coordenadora de Inteligência de Negócios Iácara Faria e pelas colaboradoras Bruna Lins e Danielle Arins, tratou sobre o projeto de automatização de relatórios de prestação de contas que a Assessoria de Relações Institucionais e de Mercado envia mensalmente aos clientes do Instituto.

Avaliação de quem participa

A desenvolvedora de software Bruna Lins conta que os assuntos abordados têm sido muito relevantes e a experiência de poder compartilhar o projeto em que estava envolvida foi enriquecedora. “Como espectadora, pude absorver valiosos conhecimentos sobre essas tecnologias emergentes e também entender o trabalho implementado pelas equipes por trás de cada ferramenta”, conta. “Como palestrante, meu objetivo foi transmitir a estrutura do projeto e os resultados que obtivemos, evidenciando o papel crucial da colaboração e da inovação na superação de desafios e na otimização de processos”, completa.

Quem tem sido espectadora assídua do ICI Share é Ana Paula Onório, analista de sistemas da Coordenação de Portais e Mobilidade. Ela conta que considera a iniciativa importante para fortalecer a cultura de inovação e colaboração no Instituto. “Essa troca constante de conhecimento é uma maneira eficaz de manter todos atualizados com as ações inovadoras em que as equipes estão trabalhando”, diz. “Além disso, nos motiva a pensar de forma mais criativa no nosso dia a dia. Estou ansiosa para conhecer os próximos temas”,  conclui.

Até o fim de 2024 estão previstos mais sete eventos, envolvendo trabalhos realizados no ICI com data lake, aplicativos, business intelligence, pipeline de Mlops, entre outros.