Entrou no ar, neste mês, o novo sistema e-Compras da Prefeitura Municipal de Curitiba. Responsável por 98% dos processos de compras realizados pela Prefeitura, o sistema existe desde 2003 e agora está totalmente renovado tecnologicamente. A evolução realizada, tanto em termos de hardware como de software, garante qualidade na utilização do sistema por seus mais de oito mil usuários.
O portal continua funcionando no mesmo formato: os processos de compra são criados no Sistema de Gestão Pública (SGP) e importados pelo e-Compras. Então, o pregoeiro da secretaria envolvida define de acordo com o segmento quais são os itens que deseja adquirir. O sistema define, a partir dos itens, quais fornecedores estão aptos a participar do pregão. Todo processo é realizado dentro do e-Compras; seja por meio de pregão eletrônico ou presencial, tudo acontece eletronicamente. Os fornecedores fazem suas propostas dentro do tempo pré-determinado, os pregoeiros administram o processo, o fornecedor ganhador é definido, o processo é registrado em ata pelo pregoeiro e, então, exportado novamente ao SGP. Cada secretaria finaliza seu processo de compra pelo SGP e a compra é efetivada.
A garantia de pleno funcionamento do sistema vem da evolução realizada nos últimos seis meses. Segundo o líder do projeto do novo e-Compras, Rogério Oliveira, a necessidade dessa evolução surgiu devido a dificuldades que o sistema passava, principalmente pelo grande número de usuários simultâneos. "Como os processos de compra podem envolver vários itens e, consequentemente, muitos fornecedores, havia um alto número de usuários utilizando o sistema num mesmo momento, o que acabava gerando problemas e comprometendo a disponibilidade do sistema", diz Rogério.
Correções eram inviáveis, e por isso o sistema foi redesenvolvido. A aplicação que era feita com a linguagem de programação Asp.Net 1.1 passou a utilizar a Asp.Net 2.0, e o banco de dados mudou de SQL Server 2000 para 2005. "Evoluímos tecnologicamente, pois cada versão nova apresenta mais recursos de desenvolvimento, são novos componentes que possibilitam mais qualidade ao sistema", afirma o líder do projeto.
Rogério destaca os avanços em infraestrutura concebidos pelo projeto: "Precisávamos melhorar nossa estrutura de hardware, pois o servidor utilizado era compartilhado e isso também afetava a disponibilidade do sistema", explica. "Agora temos um servidor específico para a aplicação e outro para o banco de dados. Ambos exclusivos do e-Compras."
Após o desenvolvimento da nova aplicação, foi dado início ao período de testes. Rogério conta que foi feita uma infinidade de testes, pois o objetivo do projeto sempre foi potencializar a qualidade do sistema, evoluir nesse ponto específico. "A equipe fez primeiramente os testes unitários, o que significa testar cada funcionalidade individualmente. Depois disso, houve os testes integrados, que correspondem à simulação do processo inteiro." Rogério ressalta ainda que a equipe se reuniu durante três dias seguidos para testes ainda mais completos. "Cada integrante da equipe realizou o papel de um personagem do processo de compra: um analista foi o fornecedor, o programador o pregoeiro, e assim por diante. Foi feito o monitoramento do banco de dados e as eventuais falhas detectadas eram corrigidas imediatamente."
Além de toda essa bateria de testes, a equipe do projeto também fez a homologação do novo e-Compras com a equipe de administradores da Secretaria Municipal de Administração, órgão gestor do sistema. Foram treinados mais de 130 pregoeiros e também os administradores da Secretaria.
Para Paulo Vianna Junior, assessor técnico da Secretaria Municipal de Administração, órgão responsável pela gestão do e-Compras, "com o redesenvolvimento do sistema, a Prefeitura ganha agilidade e segurança nos processos eletrônicos, novas funcionalidades para facilitar julgamentos de processos e os usuários ganham agilidade na conclusão dos processos eletrônicos".
O assessor aponta as principais vantagens do novo e-Compras: velocidade de resposta (performance), layout dentro de padrões de usabilidade (Web 2.0), possibilidade da liberação de notas de empenho aos fornecedores, facilidade de operacionalização do sistema por parte dos usuários, e os novos relatórios para a gestão de compras da Prefeitura de Curitiba.
Paulo Vianna acredita que o sistema e-Compras é de "fundamental importância" para a Prefeitura de Curitiba. "Os processos são concluídos com maior agilidade e rapidez, além de tornar as aquisições da Prefeitura mais transparentes aos fornecedores e população, pois os processos são transmitidos on-line no portal público do sistema."
Autor:
Assessoria de Comunicação
Fonte:
ICI