No mês passado, a Prefeitura de Matinhos (PR) assinou contrato de prestação de serviços com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) para implantação e manutenção do Sistema de Gestão de Processos Judiciais Eletrônicos (eGPJ), ferramenta que ficará sob gestão da Procuradoria-Geral do Município.
“Nossas soluções geram mais eficiência e inovação para as cidades e os gestores públicos por meio da tecnologia e em Matinhos isso não será diferente. Com a experiência e a qualidade que são marcas registradas do Instituto, vamos contribuir com a transformação digital da administração do município”, comenta o diretor-presidente do ICI, Alexandre Gedanken.
O eGPJ centraliza e integra em um único ambiente as demandas e atividades de responsabilidade dos procuradores municipais, garantindo gerenciamento sistematizado, organizado e digital para cada prefeitura. Além disso, permite também o acompanhamento de processos que aguardam informações de outras instâncias e emite alertas sobre prazos próximos de expiração, proporcionando maior transparência e eficiência na execução das atividades.
Segundo Ana Paula Ferraz Krueger, gestora do contrato no ICI, a nova parceria é resultado de um trabalho conjunto entre as áreas de Relações Institucionais e de Mercado e de Sistemas. “Nossa prospectiva estratégica orienta-se a produtos e serviços escaláveis que atendam multiclientes e a solução eGPJ é uma delas, inclusive sendo disponibilizada a outros municípios também”, diz.
Com a assinatura do contrato, Matinhos passa a ser a mais nova cidade a contar com a solução do ICI, integrando a lista formada por Londrina (PR), Maringá (PR), Nova Lima (MG) e Uberlândia (MG). A previsão é que a implantação do eGPJ ocorra em outubro.
Parceria com a Câmara Municipal de Curitiba renovada
Outro contrato celebrado em agosto foi entre o ICI e a Câmara Municipal de Curitiba (CMC), para renovação da prestação de serviços de desenvolvimento e evolução de sistemas relacionados ao Sistema de Gestão Pública (SGP).
Desde o ano passado, a ferramenta que já atendia a área financeira e administrativa da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC) passou a ser utilizada pela CMC em atendimento ao Decreto Federal 10.540/2020. O edito determina a adoção de Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC) por todos os entes federativos, inclusive os representantes dos poderes executivo e legislativo municipal.
Para Luana dos Santos, gestora do contrato com a Câmara no ICI, a renovação fortalece a confiança mútua e a compreensão dos processos. “É a oportunidade de avaliar, revisar o desempenho anterior e identificar o que podemos aprimorar, permitindo ajustes que podem elevar cada vez mais a qualidade dos nossos serviços e a eficiência geral”, comenta.