O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) formalizou parceria com a AWS (Amazon Web Services) durante o Simpósio de Setor Público, promovido pela big tech no dia 8 de maio, em Brasília. O acordo evidencia a abertura de possibilidades voltadas à inovação, ao incremento do portfólio de serviços e à capacitação da equipe do Instituto.
“Essa parceria é muito importante para mantermos uma oferta de produtos e soluções tecnológicas compatíveis com o mercado e com as novas demandas que as cidades inteligentes normalmente trazem a cada ano”, comenta o diretor de Sistemas e Inovação do ICI, Alexandre Gedanken. “Acreditamos que, de forma conjunta, daremos um salto de qualidade e de inovação na oferta de soluções adequadas ao momento em que vivemos, de grande consumo de dados, alto volume de usuários, de distribuição de recursos computacionais por meio de app e web”, completa.
O Instituto provê serviços que apoiam a jornada de transformação dos municípios para cidades inteligentes. Atualmente, os projetos do ICI estão em operação na Prefeitura de Curitiba e em outras cidades do Paraná e de estados de todo o Brasil, como São Paulo, Santa Catarina, Goiás e Minas Gerais, impactando a vida de mais de 10 milhões de pessoas.
A AWS oferece mais de 200 serviços completos para uma ampla variedade de setores e tecnologias, como computação, armazenamento e bancos de dados, machine learning e inteligência artificial. Com a assinatura do acordo, esse catálogo estará à disposição do ICI.
“Nós temos orgulho de colaborar e apoiar as iniciativas de governo das cidades brasileiras. Nosso papel é esse, fomentar a inovação e prover meios para contribuir na escalada dos municípios como referência em tecnologia que beneficia a população. A AWS vem para nos auxiliar a gerar cada vez mais inovação e qualidade”, destaca Gedanken.
Participaram da cerimônia o diretor geral do Setor de Serviços Públicos da AWS no Brasil, Paulo Cunha, o representante de vendas, Jackson de Souza, a especialista de compras do setor público Camila Murta, o diretor de Infraestrutura e Operações do ICI, Fernando Matesco, o diretor de Sistemas e Inovação, Alexandre Gedanken e o então diretor-presidente do Instituto, Mauricio Pimentel.