Na última sexta-feira (02), diretores, gerentes e colaboradores das áreas de sistemas e data center do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) se reuniram para conhecer o projeto de modernização da infraestrutura e serviços com nuvem privada. A ação visa proporcionar maior flexibilidade e escalabilidade no atendimento às demandas dos sistemas cloud native (nativo da nuvem, em tradução livre).
“Hoje temos um data center virtualizado e o objetivo é criar uma nuvem privada para que consigamos nos integrar com as nuvens públicas de acordo com as necessidades do negócio”, comenta o diretor de Infraestrutura e Operações do ICI, Fernando Matesco.
Além da hospedagem tradicional que o data center já oferece, com a nova nuvem privada, o ICI poderá operar em multiplataformas, garantindo que seus serviços estejam disponíveis de maneira mais eficiente e segura. A adoção de soluções open source não só reduz custos, mas também permite maior personalização e controle sobre a infraestrutura.
Segundo o arquiteto DevOps da Coordenação de Data Center e Banco de Dados do ICI, Luy Santana, o trabalho tem sido realizado com utilização da ferramenta Rancher, o gerenciador da infraestrutura Docker do ICI. “A plataforma está dividida em dois produtos: o Rancher Kubernetes Engine, que é o motor de container pelo qual vamos criar clusters Kubernetes dentro da infraestrutura, e o Rancher Server, multicluster por meio do qual poderemos gerenciar vários clusters, tanto on-premise (servidor local) quanto em nuvens públicas”, explica Luy.
Esse movimento estratégico adotado pelo Instituto também vai resultar em benefícios para os clientes, com a oferta de soluções tecnológicas de ponta adaptáveis às necessidades específicas, promovendo inovação e competitividade no setor. Além disso, a nova abordagem vai possibilitar a implementação da cultura DevOps no ICI.
“O mais importante nesse formato é que teremos as equipes de infraestrutura e desenvolvimento trabalhando juntas. Desta forma, os projetos terão mais qualidade e maior velocidade na entrega, deixando o cliente mais satisfeito”, conta o analista DevOps da Coordenação de Data Center e Banco de Dados do ICI, Rafael Karam.
O colaborador ainda destaca que o projeto vai permitir o acompanhamento de métricas e o controle de logs e aplicações, dando mais liberdade para os times de desenvolvimento do Instituto.