Entre os dias 15 e 17 de abril, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) participou de encontro da Missão OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) no Paraná, promovido na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES).
A ação integra a segunda etapa do programa “Uma Abordagem Territorial aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, e reuniu representantes do Governo do Estado, de municípios paranaenses e de organizações da sociedade civil e do setor privado para integração dos ODS e incentivo às soluções sustentáveis.
As atividades foram conduzidas por integrantes da OCDE dos Estados Unidos e da França. Eles realizaram entrevistas, reuniões e workshop com participantes de aproximadamente 50 entidades que atuam no Paraná.
O diretor-presidente do ICI, Mauricio Pimentel, foi um dos entrevistados no primeiro dia do programa e destacou a importância da participação do ICI no encontro: “Nós temos iniciativas internas e externas que contribuem com os objetivos estratégicos do Instituto e os ODS. Também estamos fomentando projetos de ESG, pois nos auxiliam no processo de transformação das cidades”, diz.
Workshop de resultados
No último dia de atividades, as colaboradoras Bruna da Silva de Oliveira, da presidência, Caroline Chandoha e Alexsandra Vogado, da Coordenação Jurídica e Compliance, setor responsável pelas ações de responsabilidade social e ESG no Instituto, participaram de workshop de resultados da Missão.
“Foram atividades bem interessantes, com síntese das entrevistas, exposição de conteúdos por parte da equipe da OCDE e espaço para discussão sobre os assuntos tratados no programa”, comenta Caroline.
Sobre a OCDE
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) dedica-se à promoção de padrões internacionais em questões econômicas, financeiras, comerciais, sociais e ambientais. Suas reuniões e grupos de trabalho promovem debates nos quais se produz grande troca de experiências e possibilidades para a coordenação de políticas em áreas diversas da atuação governamental, incluindo a implementação dos ODS.