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Painel sobre atendimento ao cidadão encerra celebrações pelos 40 anos da Central 156

O gerente de Operações do ICI, Ozires de Oliveira (à dir.), foi um dos painelistas (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Como as conexões humanas e a tecnologia tornam as empresas e as cidades mais inteligentes? Este foi o tema do painel que encerrou as celebrações pelos 40 anos da Central 156, completados no dia 7 de fevereiro deste ano. Com apoio do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) e da Prefeitura de Curitiba, o evento promovido pela empresa Nexcore by Selbetti reuniu mais de 100 pessoas na última terça-feira (26) no auditório Poty Lazzarotto, do Museu Oscar Niemeyer (MON).

O gerente de Operações do ICI, Ozires de Oliveira, foi um dos painelistas. Ele esteve ao lado de Claudia Silvano, diretora do Procon-PR, Yohhan Garcia de Souza, ouvidor-geral do Estado do Paraná, e do mediador Marcello Moreira dos Santos, gestor de tecnologia da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

“A tecnologia é importante para dar escalabilidade, mas cada atendimento é exclusivo e particular para realizarmos um trabalho de qualidade para o nosso usuário. Tecnologia e humanidade são temas que precisam se aproximar como um trilho de trem, porque se estiver desalinhado, vai gerar um problema no futuro”, declarou o gerente.

Como forma de exemplificar essa aliança e buscar atender a necessidade dos usuários, Ozires lembrou do lançamento do aplicativo Curitiba 156, em março de 2019: “As pessoas tinham anseios de obter informações e serviços da administração pública, mas muitas delas, por ter preferência pelos canais digitais, acabavam não sendo atendidas. Então o app trouxe essa grande transformação, com um crescimento exponencial no atendimento.”

Entre outras falas, o gerente ainda ressaltou que a evolução do serviço se tornou um case de sucesso: “A história da Central 156 é pautada pela constante adaptação às mudanças, sejam elas na tecnologia ou nas demandas da sociedade. Foram muitas as inovações nesses 40 anos, como o atendimento ininterrupto, a gravação de chamadas, os atendimentos via chat humano e chatbot, a implantação do portal online, bem como a transformação da Central 156 no primeiro call center público totalmente digital”, finalizou.

Além do encontro presencial para convidados, o evento também teve transmissão via YouTube. Para assistir o painel na íntegra, clique aqui.

Presenças

Pelo ICI, estiveram presentes no evento o diretor-presidente, Mauricio Pimentel, o diretor de Infraestrutura e Operações, Fernando Matesco, o presidente do Conselho de Administração, Lincoln Paulo Martins Moreira, a assessora de Relações Institucionais e de Mercado, Vanessa Cantelli, a coordenadora de Atendimento ao Cidadão, Marilise Gois, e outros colaboradores do Time ICI.

Pela Prefeitura de Curitiba, participaram a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella Nadas, o diretor do Departamento de Programas e Projetos, Leandro Fischer de Souza, e os coordenadores da Gestão 156, Willian Jonderlan de Oliveira Belém e Cilmara Rosa Batista.