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Palestra sobre atendimento ao cidadão celebra 40 anos da Central 156 de Curitiba

Evento contou com a presença do prefeito Rafael Greca e reuniu servidores municipais e colaboradores do ICI que atuam no serviço (Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

“Experiência do cidadão: melhores práticas no atendimento público” foi o tema da palestra promovida pela Secretaria do Governo Municipal (SGM) e o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), em parceria com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). O evento aconteceu na última quinta-feira (22), no Salão de Atos do Parque Barigui, e reuniu servidores municipais e colaboradores do ICI que atuam na operação do serviço.

A atividade conduzida pelo professor universitário Raphael Lobo teve o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das equipes envolvidas no atendimento ao cidadão para aumentar a qualidade das respostas, garantir padronização na execução do serviço, fortalecer a unidade de ação e ressaltar as competências socioemocionais e interpessoais no ambiente de trabalho. Além disso, a ação também celebrou os 40 anos da Central 156, completados em 7 de fevereiro, e contou com a participação do prefeito Rafael Greca.

“Curitiba foi eleita no ano passado a cidade mais inteligente do mundo. Mas Curitiba também é uma cidade inteligente com o coração. É com muita alegria que vejo os rostos de muitos jovens que compõem o ICI, que representam a esperança. Muito obrigado pelo trabalho de vocês que servem bem e com energia a nossa amada cidade”, disse o prefeito.

Recorde de atendimentos

O aumento constante na capacidade de absorver solicitações culminou com um recorde em 2023, com aproximadamente 13 milhões de atendimentos feitos pela Central 156, marcando um aumento significativo em relação ao ano anterior.

O diretor-presidente do Instituto das Cidades Inteligentes, Mauricio Pimentel, também prestigiou o evento e destacou os números alcançados pelo serviço de atendimento da prefeitura. “Em uma cidade com quase 1,8 milhão de habitantes, significa praticamente nove atendimentos por pessoa em média e com satisfação de 95%. Isso mostra o compromisso da prefeitura com o cidadão”, ressaltou.

Evento

Também na quinta-feira, o vice-prefeito Eduardo Pimentel fez a abertura do evento pela manhã e salientou a relevância da Central 156 na agenda da administração municipal, demonstrando um compromisso coletivo com o serviço público eficiente e acessível.

“Eu quero agradecer aos servidores que estão no dia a dia e a todos que estão na ponta das secretarias recebendo a demanda e executando os serviços e deixando a população com 95% de satisfação e 77% dos serviços atendidos na cidade”, afirmou Eduardo Pimentel.

Presenças

Participaram do evento a deputada estadual Marcia Huçulak; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske; a presidente do Instituto Municipal do Turismo, Tatiana Turra; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila; o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr.; o gerente de Operações no Instituto das Cidades Inteligentes, Ozires de Oliveira; e os administradores das regionais Tatuquara, Marcelo Ferraz Cezar, CIC, Raphael Keiji Assahida, e Pinheirinho, Reinaldo Boaron.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba