As mais de 35 mil contas de e-mail e de lotus notes dos servidores e inativos da Prefeitura de Curitiba estão sendo gradativamente substituídas, com grande vantagem, por uma solução pesquisada e customizada pelo ICI. Trata-se do Zimbra, concebido em plataforma de software livre - a custo zero -, que vem sendo implantado desde agosto e, até o final do ano, estará disponível a todo o seu público-alvo.
No âmbito do ICI, o Zimbra já está ativo e disponível aos colaboradores por meio do Bumerangue. Dentro de um mês, aproximadamente, a Agenda do Bumerangue (acesso em Serviços, no menu à esquerda) será substituída pelo Zimbra. Assim, quem ainda utiliza a Agenda deve transferir todas as informações para a nova ferramenta. Em prazo ainda não definido, o notes também será aposentado.
Estudos para substituir as atuais contas de e-mail (de longa extensão e administração fracionada entre as várias secretarias da Prefeitura) foram iniciados em 2007 por solicitação da Secretaria Municipal de Administração (Smad), por intermédio da Assessoria Técnica de Informações (ATI).
Segundo o diretor técnico do ICI, Renato Rodrigues, as primeiras áreas envolvidas foram as gerências de Pesquisa e Desenvolvimento e a de Produção, às quais couberam as tarefas de pesquisa e dimensionamento do mercado e projeção de protótipos para que se encontrassem as soluções mais adequadas, fossem elas proprietárias ou livres.
Optou-se, então, pelo Zimbra, que passou à Gerência de Sistemas (Gesis). Apoiada pelas anteriores, a Gesis trabalhou sobre o projeto com o objetivo de adequar o produto às necessidades do cliente ATI e do próprio ICI.
Por fim, o Zimbra foi "entregue" à Gerência de Produção, que dimensionou a infra-estrutura necessária e passou à etapa de efetiva implantação. Essa fase está sendo completada e permitirá a unificação de todas as caixas-postais e reestruturação de todo o domínio.
O Zimbra customizado para a Prefeitura consumiu cerca de 2 mil horas de trabalho das equipes das três gerências do ICI, ressalta Renato Rodrigues.
A solução é dotada de antivírus, antispam e antispyware, todos top de mercado, sem nada a dever aos provedores mais conceituados. Hoje já são filtradas mais de 3 milhões de mensagens por mês. Graças a uma ferramenta de acompanhamento de appliance, haverá mais segurança para filtragem de mensagens inconvenientes, com reforço à segurança.
O novo serviço de mensageria permite que o usuário acesse sua caixa postal de qualquer computador, no Brasil ou no exterior, e também do celular.
Autor:
Assessoria de Comunicação
Fonte:
ICI