No mês passado, a Procuradoria- Geral do Município de Matinhos passou a contar com a solução de Gestão de Processos Judiciais Eletrônicos (eGPJ), desenvolvida pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). A ferramenta centraliza e integra em um único ambiente as demandas e atividades de responsabilidade dos procuradores municipais.
O projeto de implantação, que teve 60 dias de duração, foi conduzido pelo coordenador de Sistemas Departamentais do ICI, Felipe Rezende, e atende o contrato de prestação de serviços celebrado entre o órgão e o Instituto em agosto deste ano.
Para a entrada em produção da plataforma, foram realizadas reuniões de trabalho, customizações de layout, integrações com sistemas do Poder Judiciário, além do treinamento presencial em Matinhos e início da operação assistida.
“A cada implantação que a gente faz, a cada cliente que atendemos, vamos ganhando mais maturidade e aprendendo para agilizar cada vez mais os processos”, comenta o coordenador. “Hoje a implantação pode ser feita em cerca de 30 dias sem problema nenhum, a depender dos convênios dos municípios com os tribunais de justiça”, completa.
Segundo levantamento realizado, a avaliação do treinamento para 14 servidores da procuradoria ultrapassou 96% de satisfação. Felipe destaca que esse resultado positivo passa pela forma como os treinamentos vêm sendo conduzidos e pelo comprometimento da equipe de trabalho do ICI.
“Buscamos promover aos usuários uma experiência positiva dentro do sistema. Eles conseguem utilizar a ferramenta e já entender os benefícios e o valor que ela traz, gerando maior engajamento”, diz o coordenador. “Quando passaram a usar em produção, a relação deles com o software já foi diferente, pois começaram a utilizar a inteligência artificial e outras funcionalidades, e isso é mérito de todo o time ICI”, completa.
Ana Paula Ferraz Krueger, gestora de atendimento da Assessoria de Relações Institucionais e de Mercado do ICI, conta que a ferramenta tem sido bem avaliada pelos procuradores: “Temos recebido feedbacks e elogios muito positivos da plataforma e isso se confirma com a boa utilização já neste período inicial de operação. A gestão municipal só tem a ganhar com isso.”