Nos dias 25 e 26 de novembro, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) recebeu integrantes da Secretaria de Saúde de Nova Lima (MG) para conhecer o funcionamento da solução e-Saúde, desenvolvida pelo ICI para a Prefeitura de Curitiba.
A subsecretária de Gestão Administrativa do município mineiro, Isabel Cristina Alves, e o subsecretário de Urgência, Emergência, Especialidades e Vigilância em Saúde, Gustavo Dayrell Ribeiro da Glória, assistiram a uma série de apresentações sobre o e-Saúde. Entre os assuntos abordados, estiveram os módulos de atenção básica, urgência, aplicativo Saúde Já, videoconsulta, relatórios e integrações, bem como a ferramenta de Business Intelligence.
“Queríamos conhecer um pouco do sistema de saúde de Curitiba, bem como o sistema de informação e as ferramentas utilizadas para as inovações que o município propõe e executa em suas políticas públicas. São muitas aplicações de inovação, integração e praticidade para a população”, comenta a subsecretária.
Acompanhados do gerente de Sistemas de Saúde do ICI, Jefferson Vachowicz, e da gerente do projeto ICI-Nova Lima, Keila Fialho, os convidados também visitaram equipamentos públicos da Secretaria Municipal da Saúde para entender como os servidores utilizam os recursos tecnológicos fornecidos pelo Instituto. Eles passaram pelo Laboratório Municipal de Curitiba, Unidade de Pronto Atendimento Fazendinha, Unidade de Saúde Santa Quitéria II e Central Saúde Já, alocada na sede do órgão.
“Ficamos encantados com a política pública de saúde do município para o cidadão e como o sistema do ICI vem contribuir para que essa política seja efetiva”, comenta Isabel. “Pelos depoimentos dos profissionais da saúde e pelo que a gente vivenciou, percebemos o quanto eles usam das facilidades do sistema e das ferramentas de integração”, completa.
No ICI, os visitantes ainda realizaram o tradicional tour pelas instalações do prédio e viram o funcionamento da Central 156 Curitiba, Data Center e Service Desk. “Saímos com muita admiração pela Secretaria da Saúde, pelos profissionais que a gente conheceu e pela própria equipe do ICI, que demonstrou muita capacidade técnica e qualidade nos seus processos. Com certeza, saímos com muita inspiração”, finaliza.