Entre os dias 6 e 8 de dezembro, o Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura Municipal de Curitiba há 54 anos, recebeu uma força-tarefa do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) para reestruturação de infraestrutura da rede lógica e elétrica.
A ação, conduzida pela Coordenação de Conectividade e Redes, com apoio da Gerência de Infraestrutura e Suporte Técnico, contou com a instalação de 300 pontos lógicos e elétricos no prédio, substituição e configuração de 24 switches, remanejamento e padronização de local de instalação de sete racks e segmentação da rede por andar, com implementação de rede de fibra por anel. Além disso, as fibras ópticas passaram a ser tratadas em estrutura subterrânea, sem cabos aparentes.
Segundo o gerente de Data Center e Segurança da Informação do ICI, Alessandro Peres Nowicki, a ação foi motivada por reformas recentes no prédio, o que também levantou a necessidade da reestruturação da rede lógica e elétrica. “Há anos, o prédio vinha apresentando instabilidade na rede elétrica, com falta de infraestrutura para novos pontos de rede, e o cabeamento lógico era muito antigo. Isso gerava, em certos momentos, oscilações de acesso à rede”, comenta Alessandro.
O gerente ainda explica que as adequações de infraestrutura realizadas vão beneficiar os usuários do prédio e garantir melhor performance na utilização dos sistemas e soluções em rede: “Terá aumento de velocidade e disponibilidade na rede local para os trabalhos diários dos servidores em atendimento aos cidadãos de Curitiba. A rede elétrica bem dimensionada vai evitar apagões indesejados e os switches e pontos de redes novos vão gerar maior facilidade e rapidez para solução de problemas em caso de incidentes”, conta.
Atualmente, o Palácio 29 de Março abriga os gabinetes do prefeito e do vice-prefeito, o serviço de Cerimonial, a Assessoria de Relações Internacionais e as secretarias municipais do Governo, Finanças, Comunicação Social, e respectivos departamentos, além de contar com agência bancária e lanchonete. Estima-se que cerca de 600 pessoas circulem por dia pelo prédio, sendo que, deste total, 420 são funcionários.
Para o coordenador de Conectividade e Redes do ICI, Fausto Ruvieri Ribeiro, a relevância e a complexidade da ação tornaram a atividade um grande desafio: “Ao longo dos meus anos de experiência no Instituto, esta foi a atividade mais crítica que participei, pois envolveu a execução de diversas tarefas simultâneas, que podiam causar indisponibilidade nos serviços prestados, dentro de uma janela de tempo extremamente apertada.”
Apesar da criticidade da operação, a atividade foi realizada com êxito pelo Time ICI, com direito a reconhecimento por parte das secretarias da Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e do Governo Municipal (SGM), responsáveis pelo projeto de modernização na Prefeitura. “Eles frequentemente elogiaram o trabalho e o comprometimento de todos os colaboradores que participaram desta ação”, comenta Fausto. “Acredito que essa dedicação foi fundamental para o sucesso da atividade, o que demonstra que o ICI é uma equipe unida”, conclui.